Calendário Editorial: acerte em cheio com o seu marketing digital!

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Se você acha que Marketing de Conteúdo é a produção deliberada de materiais informativos, veja bem... Você deve ter perdido alguma informação pelo caminho.
 
Não existe estratégia sem planejamento. E o calendário editorial é a ferramenta mais importante de um planejamento de conteúdos.
 
Vamos aos passos que você já deve ter percorrido para chegar à etapa da criação do seu calendário editorial. Você precisa já ter definido:
 
  1. As personas para quem você irá direcionar o seu conteúdo;
  2. As suas ofertas (produtos / serviços) para cada uma dessas personas;
  3. As pessoas envolvidas na produção do conteúdo, que podem ser a sua equipe, SMEs (Subject Matter Experts, ou especialistas no assunto), parceiros e fornecedores.
  4. Seus canais de atuação (Blog, LinkedIn, Twitter etc)
  5. As etapas da jornada de compra do seu cliente (Buyer's Jorney)

Se você ainda não passou por essas etapas, nós podemos ajudá-lo!

Uma vez que você já tenha passado por essas etapas, os próximo passos são:
 
1. Definir e priorizar conteúdos
Defina uma lista priorizada do que você irá publicar, com base na jornada de compra do seu cliente.
 
Você deve ter conteúdos específicos para cada etapa da jornada. Um e-book, por exemplo, é um tipo de conteúdo para clientes que buscam informação sobre uma solução. Já um business case deve ser utilizado com clientes que já entraram em contato, já têm conhecimento da solução e precisam de um comprovação prática do valor entregue pela solução, antes de decidirem pela compra.
 
Podem ser conteúdos já existentes, conteúdos de parceiros, conteúdos que serão reeditados ou conteúdos que ainda serão desenvolvidos. Deve haver um grande repositório de conteúdos
 
2. Definir quem irá produzir e o responsável
Você precisa determinar quem irá produzir e quem será o responsável pelo conteúdo. O primeiro pode ser o SME, de preferência alguém da própria organização. Também pode ser um parceiro ou, em último caso, alguém especializado em produzir conteúdos.
 
O que eu recomendo é que conteúdos mais especializados sejam produzidos pelos SMEs, e não por agências de conteúdo.
 
A pessoa responsável pelo conteúdo deverá cuidar da edição: adequação ao tema, formato, tom de voz, identidade, prazo e publicação do conteúdo.
 
3. Os canais e formatos
Devem ser listados os formatos e os canais onde cada conteúdo será diponibilizado. Por exemplo, um Ebook em PDF na Landing Page, ou um depoimento em vídeo de um cliente satisfeito na seção de conteúdos do Website.
 
4. Metadados
Com o passar do tempo, você terá uma grande quantidade de conteúdos, sobre diferentes temas, inseridos em diversos canais digitais. É preciso que haja um padrão de classificação para esses conteúdos, para facilitar a sua localização pelo público. Você pode criar tags para diferentes temas, como "ferramenta" e "content marketing", por exemplo.
 
5. Datas Principais
O calendário editorial é uma ferramenta de gerenciamento. Portanto, se não tem prazo, não tem entrega. Estabeleça datas tanto para criação quanto para publicação de cada conteúdo.
 
Quer um calendário editorial pronto para ser usado? Baixe agora mesmo!